Governo anuncia o Programa +CO3SO

fevereiro 17, 2020

Foi anunciado pelo Governo que irá ter brevemente início o programa +CO3SO (COnstituir, COncretizar e COnsolidar Sinergias e Oportunidades), o qual disponibilizará uma verba de 426 milhões de euros, com um impacto estimado de 665 milhões de euros de investimento e a criação direta de 4 200 postos de trabalho.

O +CO3SO (COnstituir, COncretizar e COnsolidar Sinergias e Oportunidades) é um conjunto de programas transversais e multissetoriais dedicados a empresas, entidades da economia social e entidades do sistema científico e tecnológico.

Visa a criação de condições para o desenvolvimento social e económico dos territórios, com promoção de emprego qualificado e inovação e transferência de tecnologia. Prevê avisos com orçamentos dedicados ao Interior do País, adaptados às necessidades específicas destes territórios.

O +CO3SO é constituído por quatro programas:

+CO3SO Emprego

Visa apoiar o emprego e o empreendedorismo através do apoio à criação de postos de trabalho em PME e entidades da economia social. Neste sentido, o programaprevê a comparticipação integral de custos diretos com os postos de trabalho criados, bem como um apoio adicional de 40% para financiar outros custos associados.

+CO3SO Competitividade

Um programa exclusivamente para o Interior, que visa apoiar a inovação e o empreendedorismo, bem como a investigação e o desenvolvimento tecnológico entre empresas e entidades do sistema científico e tecnológico. Tem igualmente por objetivo apoiar o emprego qualificado, a requalificação e formação em cursos superiores profissionais, o trabalho em rede que promova a qualificação das entidades envolvidas, bem como a sua internacionalização e o pequeno investimento empresarial.

+CO3SO Conhecimento

Um programa de valorização do Interior, centrado nas atividades e processos das empresas e entidades do sistema científico e tecnológico, que visa promover a cocriação de conhecimento, inovação e valor na economia local. Este programa tem como ambição fixar e atrair pessoas para os territórios do Interior e diversificar a base económica destes territórios, tornando-os mais resilientes.

+CO3SO Digital

Um programa de valorização do Interior, centrado na modernização e no aumento de eficiência com base em tecnologias digitais emergentes.

Brevemente informaremos sobre as condições de acesso aos novos apoios, esteja atento ao nosso site!